A cozinha é um lugar muito bom para relaxar e preparar diversos alimentos, mas ainda assim o cuidado e a segurança são prioridade máxima!
Quando falamos de panelas de pressão, aqui a conversa não é diferente, são muitos alimentos que são feitos nessa maravilha, mas se usada de forma errada, pode ser um perigo.
A seguir você vai entender exatamente quais são os sinais pra evitar qualquer problema na sua cozinha, além de também ter em mãos algumas dicas que realmente vão fazer a diferença no dia a dia!
Pra quem acha que a panela de pressão explode do nada, está muito enganado!
Toda panela deve passar por diversos testes do INMETRO antes de ser comercializada, a capacidade de suportar pressão é um deles.
Ou seja, se a panela vier a explodir, ela vai apresentar muitos sinais que podem servir de alerta pra quem está cozinhando.
Separei a seguir em sequência, dos mais críticos aos menos críticos.
Esse é um dos sinais mais críticos de todos e em alguns casos pode ser difícil de ser visualizado.
Se a panela for de aço inoxidável ou alumínio, será possível ver ela dilatando quando estiver sob muita pressão interna.
Já se ela for de alumínio fundido, apesar de ser mais robusta, são menos propensas a apresentarem alguma deformação quando estão prestes a explodir.
Quando a panela de pressão está com muita pressão internamente, o vapor busca a todo custo por uma saída.
Se o caminho natural do pino não for suficiente, a válvula de segurança será acionada. E caso ainda assim não seja o suficiente, ela vai buscar saídas nas laterais da tampa da panela.
Porém, caso essa saída extra de pressão ainda não seja suficiente, um acidente pode acabar se tornando iminente, principalmente se começar a sair excesso de água por essas frestas.
Outro sinal que confirma que a sua panela de pressão pode estar indo em direção a uma explosão é a válvula de segurança levantada.
Essa válvula só levanta quando a pressão ultrapassa os limites normais dentro da panela, sendo que sua função é permitir mais um escape para a pressão interna.
Uma panela de pressão sempre vai emitir barulhos de pressão em uma mesma intensidade.
Caso você passe a ouvir um volume muito maior de vapor saindo da panela ou até barulhos estranhos na tampa da panela, como se estivesse se trincando.
Esse é um indicativo muito forte de que algo não está correndo como esperado na sua panela.
Se o líquido interno da panela começar a escorrer por várias saídas, isso é um grande problema, afinal ele pode vir a bloquear alguma saída em que o vapor deveria estar saindo.
Com as saídas bloqueadas, o vapor não pode escapar, aumentando a pressão interna e também elevando o risco de acontecer algum acidente.
Se a panela de pressão está prestes a explodir, afaste-se imediatamente e vá para outro cômodo.
Porém, se ela acabou de começar a soltar mais pressão do que o normal, desligue o fogo antes de se afastar, isso evita aumento da pressão interna e pode impedir a explosão.
O motivo da panela de pressão explodir é o acúmulo de pressão excessiva dentro dela.
Isso ocorre quando o vapor do líquido aquecido não tem por onde sair, geralmente porque a válvula está entupida ou não está em boas condições.
Os cuidados que devemos ter com a panela de pressão são: não utilizar mais de 70% da capacidade da panela ao cozinhar, verificar sempre a qualidade da válvula de segurança e do pino da pressão, manter a limpeza e seguir as instruções de uso do fabricante.
Ervilhas secas, cevada, aveia, espinafre e purês soltam bastante espuma durante o cozimento, o que pode entupir as válvulas de liberação de pressão da panela. Se quiser cozinhar esses ingredientes sob pressão, utilize quantidades menores.
Os sinais de que uma panela de pressão vai explodir incluem dilatação da panela, vazamento de vapor ao redor da tampa, válvula de segurança levantada, barulhos excessivos e líquidos escorrendo. Ao observar eles, se possível, desligue o fogo e afaste-se da panela.
A probabilidade de uma panela de pressão explodir é praticamente nula quando usada corretamente. Todos os modelos comercializados são aprovados pelo INMETRO para garantir a segurança do uso.
A chance de ocorrer algum acidente só aumenta quando o usuário não segue as orientações de uso do fabricante.
Uma panela de pressão pode danificar a área ao redor e até causar incêndios quando explode. Caso uma pessoa esteja próxima, o vapor quente pode resultar em ferimentos graves, enquanto os fragmentos expelidos podem levar até a acidentes fatais.
Existem dois pinos na tampa da panela de pressão que podem ser vermelhos. O maior, que normalmente fica no centro da tampa, sempre faz barulho e é normal. Porém, o segundo, que é menor, só levanta se a pressão interna estiver muito elevada, e nesse caso, não é normal.
Toda panela de pressão pode explodir se usada de forma incorreta ou sem os devidos cuidados necessários.
Mas, a panela de pressão mais segura é o modelo Solar Inox da Tramontina que possui 5 travas de proteção que evitam qualquer tipo de acidente.
Além disso, ela é construída em aço inox e possui base com um fundo triplo.
Em outras palavras, ela é a panela de pressão mais segura do mercado!
Durante o cozimento é normal que pequenas quantidades de espuma saiam da panela de pressão.
Porém, se houver muita espuma saindo da panela, pode ser um sinal de que a pressão não está sendo liberada. Nesse caso, é melhor desligar o fogão e verificar.
Colocar a panela embaixo da água corrente pode ajudar a liberar a pressão mais rápido.
Porém, o contato com água fria causa choque térmico na panela, podendo encurtar sua vida útil e aumentando a força da expulsão do vapor. Uma opção mais segura é aguardar o resfriamento natural.
A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!
Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.
Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso!