As panelas que possuem revestimento antiaderente estão se tornando cada vez mais populares na cozinha dos brasileiros.
Mas afinal, será que ela é boa mesmo ou tem riscos para saúde?
É isso o que você vai descobrir aqui. Elencamos toda a verdade sobre o teflon e se essas panelas são saudáveis para cozinhar. Confira comigo agora!
Hoje em dia, quando se trata de panelas antiaderente, o Teflon é o primeiro nome que vem à nossa mente, mas porque essa fama toda?
Antigamente, o revestimento antiaderente era feito com Teflon (PTFE) e um composto chamado PFOA, que foi considerado prejudicial à saúde.
No entanto, a produção de panelas de Teflon foi reformulada, e os fabricantes eliminaram o uso do PFOA em sua fabricação.
Desde então, as panelas de Teflon se tornaram seguras para uso na cozinha.
É importante observar que o Teflon e o PTFE são materiais seguros quando usados dentro das temperaturas adequadas de cozimento.
Você não pode exagerar levando a panela ao forno, por exemplo. E também deve evitar o uso exagerado de óleo ou gordura ao cozinhar.
Com essas ações recomendadas pelo fabricante, você pode aproveitar a sua panela antiaderente tranquilamente!
No dia a dia, é normal associar o Teflon às panelas antiaderentes, mas na verdade, existem panelas que não grudam e não possuem teflon, como é o caso da panela de cerâmica e outros materiais.
Para você identificar se o antiaderente tem Teflon é só olhar na composição:
Mas lembre-se, o mais importante é a panela não ter PFOA, elemento que é prejudicial a nossa saúde e ao meio ambiente.
Um exemplo de jogo de panelas que não é prejudicial à saúde é o Paris Starflon da Tramontina, que possui antiaderente por dentro e por fora. Ele é livre de PFOA.
O Teflon é uma marca registrada de uma empresa química, para um tipo de revestimento antiaderente conhecido como politetrafluoretileno (PTFE).
Esse elemento é o principal composto utilizado nas panelas que possuem antiaderente, e por isso existe essa relação entre o teflon e o nome antiaderente.
A muito tempo atrás, as panelas antiaderentes tinham ácido perfluorooctanóico (PFOA) em sua composição.
No entanto, com o passar do tempo, vários estudos surgiram revelando que o PFOA era prejudicial ao meio ambiente e também para o nosso organismo, pois poderia se acumular.
Então a produção de panelas antiaderentes com PFOA foi descontinuada, deixando espaço apenas para o Teflon, mais conhecido como PTFE.
Desde então, as panelas antiaderentes são seguras e não fazem mal para nossa saúde.
As panelas antiaderente que possuem Teflon são seguras para cozinhar, porém é importante seguir as recomendações do fabricante e nunca ultrapassar temperaturas acima de 260° C.
Uma vez que acima dessa temperatura, o revestimento pode começar a se degradar e liberar gases e partículas tóxicas no ar.
Mas, pode ficar tranquila! Para uso comum no fogão, essa temperatura está mais do que suficiente.
Para você ter uma ideia, nenhuma panela convencional chega a mais de 120°C. Ou seja, é só você não colocar a frigideira no forno que está tudo certo!
Como vimos, você pode usar suas panelas antiaderentes com teflon sem nenhum risco à sua saúde.
A minha recomendação para você é: tome muito cuidado para não riscar a sua panela, sempre utilize os utensílios recomendados para que a camada antiaderente dure por mais tempo.
Quando a sua panela antiaderente com teflon é exposta a temperaturas acima de 280°, existe o risco dela começar a soltar pequenas quantidades de gases tóxicos. Podendo se intensificar se a sua panela estiver com o revestimento riscado ou danificado.
Embora as chances sejam mínimas, o ideal é sempre trocar por uma nova.
A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!
Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.
Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso!