Quem nunca ficou com receio de usar a panela de pressão?
Apesar de ela ser segura e possuir vários mecanismos de segurança, ainda assim é normal algumas pessoas terem medo de usar, principalmente na primeira vez.
É exatamente essa barreira que eu quero quebrar hoje com você, e a melhor maneira de te mostrar isso é conhecendo cada pedacinho dessa panela de cozimento rápido!
Está pronta? Vamos lá!
Antes de tudo, vamos conhecer as suas principais partes:
A tampa da panela de pressão é bem diferente das panelas normais.
A válvula de controle é o nome dado para o pininho, ele é responsável por liberar a pressão e produz um chiado conforme a panela pega pressão.
Já a válvula de segurança não é muito falada por aí, mas tem um papel extremamente importante para nossa segurança. Ela é aquela borrachinha pintada de vermelha que fica na tampa, geralmente afundada pra baixo.
Caso aconteça qualquer imprevisto e não tenha por onde sair a pressão, ela salta pra fora liberando o vapor e evitando qualquer tipo de acidente. Uma maravilha, né.
Esses 3 elementos são os principais para você conhecer, agora o restante se torna muito mais simples.
Quando está fechada, a panela começa a esquentar a água e os alimentos. A água quente começa a evaporar mas não tem pra onde ir, é aí que ela começa a gerar pressão interna.
Assim a panela de pressão consegue atingir temperaturas que nenhuma outra panela convencional é capaz, e por isso ela cozinha os alimentos de forma bem mais acelerada.
E claro, assim também economiza o gás utilizado no preparo! Em uma época onde o preço dele não para de subir, essa pode ser uma boa informação.
Antes de cozinhar com sua panela de pressão, você pode seguir essas dicas para garantir a sua segurança:
Primeiro de tudo, verifique se a sua panela tem o selo do Inmetro.
Esta etapa é muito importante para garantir que o seu produto passou por todos os testes e padrões de qualidade e segurança exigidos pelo órgão regulamentador.
Assim você pode utilizá-la tendo a certeza que ela é segura e que já foi testada inúmeras vezes.
Como já vimos, essas partes são fundamentais para o funcionamento adequado da panela de pressão.
Por isso, sempre verifique o estado da borracha antes de usar a panela. Veja se ela não está cortada ou até mesmo ressecada, caso esteja, está na hora de realizar a troca por uma nova.
Já em relação ao pino, verifique se ela está bem rosqueada e se movimentando para cima e para baixo sem dificuldades.
Por último, veja se a válvula de segurança não está entupida ou enroscada. Se ela estiver afundada, está tudo certo.
Agora um assunto bem importante, nunca encha a sua panela de pressão “até a boca”.
Independente do tamanho ou do modelo, você deve utilizar somente ⅔ da capacidade do modelo. Ou seja:
Mas não se preocupe com essas medidas exatas, o ideal é sempre ter o bom senso de nunca utilizar até a capacidade máxima!
Além disso, a maioria das panelas de pressão possuem medidas internas indicando a quantidade mínima e máxima de alimentos e água.
Ultrapassar essa medida recomendada é um risco enorme para a segurança, porque não vai ter espaço para a panela criar o vapor interno e cozinhar os alimentos.
Assim o vapor vai sair com líquidos pela válvula de controle, podendo gerar o entupimento do mesmo, e aí está o risco de acidentes.
Neste momento, a válvula de segurança (borrachinha vermelha) vai entrar em ação evitando que aconteça qualquer acidente.
Mas ainda assim, é um risco que você não precisa correr.
Também é muito importante escolher bem os ingredientes certos para cozinhar sob pressão.
Pois alguns alimentos são bons e outros nem tanto, confira alguns exemplos:
Dica da chef: O ideal é sempre seguir uma receita, assim você garante que aquele preparo vai te proporcionar um resultado deliciosos!
Agora, vamos ver algumas dicas essenciais para quando a sua panela estiver cozinhando na pressão:
Primeiro de tudo, evite ficar mexendo na sua panela!
Durante o processo de cozimento, o ideal é que ela fique trabalhando sozinha até terminar o tempo da receita.
Você pode controlar a intensidade do fogo e abrir para conferir o resultado no final, mas evite de mexer ela de uma boca para a outra, por exemplo.
Outra dica super bacana pra você por em prática agora mesmo, é observar o barulho do pininho.
A panela de pressão sempre faz um barulho característico assim que começa a criar pressão interna.
Alguns modelos podem até ser silenciosos, mas todos levantam o pininho e é possível observar o vapor saindo, é a partir desse momento que a sua panela pegou pressão.
Dica da chef: Caso a sua panela de pressão não faça barulho e nem seja possível observar o vapor saindo, é um ponto de atenção.
Pode ser que a borracha de vedação esteja mal colocada ou ressecada. Ou, pode ser que a válvula de controle (o pininho da tampa) esteja entupido.
De qualquer maneira, se você desconfiar que tem algo errado, desligue o fogo rapidamente, espere a pressão sair completamente e depois abra a panela para verificar.
As últimas dicas são as melhores e mais importantes, confere só:
Chegou a hora mais esperada: conferir como ficou a receita.
Mas, calma lá! Nesse momento é importante ter paciência e esperar a pressão sair naturalmente, de preferência.
Caso você esteja com muita pressa, pode até acelerar esse processo levantando o pininho da panela, com muito cuidado e mantendo uma distância segura.
Por fim, chegou a hora de limpar a sua panela.
Você pode realizar essa tarefa como qualquer outra panela. Mas, se o seu modelo tiver antiaderente, existe um cuidado maior de não usar materiais abrasivos, como o bombril.
Ah, também é importante verificar se a borracha está em bom estado após o cozimento, e limpar o pininho da panela.
Para garantir que ela esteja em bom estado na próxima vez que você for utilizá-la.
E para não deixar você na mão, aqui está o tempo de cozimento de algumas receitas:
Agora você já está pronta para utilizar a sua panela de pressão com segurança, seguindo o passo a passo direitinho não tem erro!
Se você quiser conhecer mais dicas sobre panela de pressão, eu recomendo você dar uma olhada nas minhas receitas aqui do blog, tenho certeza que você vai adorar!
Beijos e bom apetite!
Podem existir vários motivos do porquê a sua panela não está pegando pressão, mas a principal causa é a borracha de vedação mal encaixada ou em mau estado de conservação: rachada ou ressecada. Se este for o caso, a solução é trocar a borracha por uma nova.
Para identificar se a sua válvula da panela de pressão está entupida, observe: se durante o cozimento da panela ela parar de fazer aquele chiado da pressão, pode indicar que ela entupiu.
Neste caso desligue o fogão imediatamente e espere a pressão sair naturalmente para você limpar a panela.
Se a válvula da panela de pressão não está girando, pode indicar que houve entupimento na tampa. Nessa situação você precisa desligar o fogão o mais rápido possível para evitar que mais pressão se acumule.
Se a sua panela de pressão estiver vazando ar pela lateral, significa que tem algum problema na borracha de vedação. Verifique se ela está bem encaixada e em bom estado de conservação.
O pino da panela de pressão levanta quando a panela atinge a temperatura necessária para criar pressão interna. Assim, ela libera o excesso de vapor interno e mantém o nível da pressão contínuo, evitando o superaquecimento e a explosão da panela.
A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!
Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.
Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso!