Está preocupado se a panela de pressão elétrica pode explodir? Você não está sozinho.!
Com esse item tão essencial na cozinha, é natural querer entender os riscos envolvidos. Então se você está pensando em comprar uma panela de pressão elétrica ou já tem uma e está com essa dúvida, este artigo é para você.
Vem comigo!
Sim, se a panela de pressão elétrica for utilizada de forma incorreta sem seguir o manual ou o modelo não tiver selo do INMETRO, ela pode correr risco de explodir.
Outro motivo que pode fazer ela explodir é se a válvula de pressão estiver entupida ou obstruída. Se isso acontecer, a panela não consegue liberar a pressão durante o cozimento.
Mas se for um modelo seguro, ela terá uma trava do termostato que desliga a panela e impede que isso aconteça.
Sim, a panela de pressão elétrica é segura quando utilizada corretamente. Antes de serem comercializadas, elas passam por rigorosos testes de segurança para obtenção do selo do INMETRO, garantindo que atendem aos padrões necessários.
Para você ter ideia, veja alguns dos principais mecanismos:
Leia Mais: Já que estamos falando de modelos de qualidade, clique aqui para encontrar os melhores modelos do mercado! Analisamos um por um.
Inclusive, aqui embaixo você encontra as panelas mais seguras do mercado, confira!
Para facilitar sua escolha, a seguir você confere as duas principais panelas elétricas do mercado:
A panela da Electrolux PCC20 é uma das mais vendidas e confiáveis do mercado!
Só de segurança são mais de 10 dispositivos entre várias outras funcionalidades que garantem tranquilidade no dia a dia.
Ela é uma opção muito escolhida devido ao seu ótimo preço aliado a melhor potência e capacidade do mercado, com 1000 Watts e 6 litros de volume interno.
Além disso, com ela você tem 15 receitas pré-programadas e a função de escolher o nível de intensidade da pressão, o que proporciona mais controle sobre a sua receita.
Essa panela é famosa por cozinhar, assar e fritar os alimentos, com ela você tem todas as principais funcionalidades pelo melhor custo benefício do mercado.
Por isso, a consideramos como a 2° melhor opção para você considerar na hora da escolha, ela também possui 6 litros de capacidade e 1000w de potência.
As únicas diferenças ficam para o número de receitas pré-programadas, que neste modelo são apenas 6 disponíveis no cardápio. Mas ela compensa com a função de cozimento lento e preço mais baixo.
A panela de pressão elétrica é mais segura que a normal, pois possui sistemas automáticos de controle de temperatura e pressão, além de desligamento automático.
No entanto, as panelas de pressão também passam por rigorosos testes de segurança e têm recursos adicionais como travas de segurança, reduzindo o risco de acidentes.
Agora eu acredito que você já entendeu que as panelas de pressão elétricas são muito seguras para serem utilizadas no dia a dia!
Seguindo o passo a passo corretamente ao utilizar as panelas de pressão elétrica, você praticamente anula qualquer risco de explosão ou acidente. É só vantagem!
E você, até quando vai postergar a compra da sua panela de pressão elétrica?
Leia também: Como cozinhar feijão na panela de pressão elétrica
Não, a panela de pressão elétrica não deve ser colocada diretamente no fogo. Ela é projetada para funcionar conectada à energia elétrica, com seus próprios mecanismos de aquecimento. Colocá-la no fogo pode danificar a panela e causar acidentes.
Sim, a panela de pressão elétrica cozinha mais rápido. Seus sistemas automáticos de controle de temperatura e pressão otimizam o processo de cozimento, muitas vezes reduzindo o tempo necessário para preparar alimentos em comparação com as panelas de pressão tradicionais.
Além disso, o sabor dos alimentos ficam mais refinados e saborosos.
A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!
Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.
Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso!