Se você chegou aqui de paraquedas querendo saber o que é uma SlowCooker, fica tranquila, guarda o que sobrou do paraquedas que aqui tem comida da boa pra te servir. Opaa!
Brincadeiras a parte, a partir de agora você vai saber tudo sobre essas panelas tão únicas e diferentes de todas as outras famosinhas no Brasil! Vem comigo!
As Slow Cookers são pouco famosas no Brasil, então qualquer pessoa que tenha ouvido esse nome ou foi pesquisar muito, ou acabou viajando pro exterior.
Na verdade, essas panelas são muito mais conhecidas nos Estados Unidos e na Europa, talvez pelo costume maior em fazer comidas com um longo tempo de cozimento.
Inclusive, Slow Cooker quer dizer exatamente isso: cozimento lento.
E quando falamos de cozimento lento, estamos falando de cozimentos com duração de até 20h em temperaturas baixas e constantes…
Já dá pra ver que esse tipo de panela é pra aquele tipo de pessoa que gosta de apreciar o gosto da comida né.
Só pra você ter uma ideia do tipo de receitas que pode ser feita, podemos citar: frango assado, peru assado, costelinha no molho, carne no molho, e muito mais!
A panela de cozimento lento faz inúmeras receitas, desde carnes de frango, costela, arroz, feijão, macarrão com queijo, feijoada, e até mesmo sobremesas deliciosas como pudim de leite e bolo de chocolate.
Ou seja, ela é uma panela multiuso que se encaixa perfeitamente em qualquer situação.
Com uma panela slow cooker você consegue regular o calor interno (alto ou baixo) e ajustar o tempo de preparo, de 30 em 30min, até um máximo de 20 horas contínuas!
As possibilidades são infinitas, só depende da sua criatividade!
A panela de cozimento lento é um dos equipamentos mais seguros que você pode ter na sua cozinha. Entre os dispositivos de segurança, podemos destacar:
Sua segurança e facilidade no uso são os principais motivos de ela ser uma das panelas mais utilizadas para o preparo de alimentos slow cooker.
Aqui não tem segredo, com poucos toques ela já está programada e pronta pra funcionar.
Você só precisa colocar os alimentos dentro da cuba interna, ligar o cabo de energia na tomada, programar o tempo para a sua receita e selecionar a temperatura de cozimento.
Prontinho. Agora é só tampar e deixar ela cozinhando sozinha, fácil fácil!
Como disse, essas panelas são muito mais conhecidos no exterior do que no Brasil, então pra encontrar uma delas aqui algo muito muito raro.
A principal marca, original criadora da panela Slow Cooker, é a Crock Pot. Ela tem as panelas Slow Cookers mais caras também, podendo custar até 3x mais que as concorrentes.
Para encontrar uma dessa pra comprar online, você pode ir na amazon.com (sem o .br) e buscar por Slow Cooker (sim, vai tudo aparecer em inglês mesmo e em dólares).
Como esse tipo de produto é mais conhecido no exterior, você só vai conseguir encontrar ele no centro de distribuição de produtos do exterior também.
Caso você queira uma, mas não quer importar, você pode optar por uma alternativa disponível no Brasil, vou falar sobre isso a seguir.
As melhores alternativas a uma Slow Cooker aqui no Brasil são as panelas de pressão elétrica!
Alguns dos modelos encontrados no Brasil acompanham a função de Cozimento Lento. A Electrolux PCC20, por exemplo, pode ficar até 8 horas ligada em cozimento lento!
Então pode ficar tranquila, dá pra fazer comida gostosa com as alternativas brasileiras também.
Um outro benefício é que a panela de pressão elétrica faz o preparo de diversos tipos de alimentos, o que exige dela sensores, travas e dispositivos pra todas as situações.
Ou seja, só por isso ela ainda é mais segura tecnologicamente do que uma Slow Cooker.
Separei aqui os melhores modelos pra você que busca uma panela elétrica Slow Cooker, mas que não pretende importar ou ir lá fora comprar uma. Vem comigo!
Começando pela panela de pressão elétrica mais famosa, provavelmente você já deve ter ouvido falar da panela de pressão elétrica da Rita Lobo, esse modelo é simplesmente incrível!
Eu adoro essa panela pela facilidade do uso, ela é a mais moderna do mercado atualmente e possui todas as principais funcionalidades, como o ajuste do nível da pressão ideal e o cozimento lento.
Ou seja, com esse modelo Electrolux você tem o Slow Cooker perfeito para a sua receita!
Além disso, ela possui as melhores características, com 6 litros de volume interno e 1000 Watts de potência.
Não é à toa que ela é a panela de pressão elétrica mais vendida do Brasil!
O painel também é digital e tem mais de 15 receitas pré-programadas para facilitar ainda mais na hora de cozinhar.
Já em nosso segundo modelo, eu escolhi a panela de pressão elétrica da Midea, a PPA71.
Ela é o melhor custo benefício do mercado e também possui a função de cozimento lento, permitindo um Slow Cooker perfeito para a sua receita!
Além disso, ela é a única que possui a função de assar, fritar e refogar os alimentos, além de cozinhá-los e manter aquecido.
Ou seja, ela é um prato cheio para te ajudar na sua cozinha!
Com 6 litros de volume interno e 1000 Watts de potência, ela concorre com a Electrolux e ganha no preço mais em conta.
A única ressalva é que ela possui apenas 8 receitas pré-programadas, mas isso não é um problema já que você pode ajustar o tempo manualmente através do seu painel digital.
A panela de pressão Elétrica da Mondial, modelo PE-38, também oferece a opção de cozimento lento, através da função de ajuste fino.
Ela também se destaca entre as outras panelas e está entre as mais vendidas do mercado!
Apesar da capacidade máxima ser de 5 litros, ela possui 900 Watts de potência e cozinha as comidas rapidamente.
Em relação às funcionalidades, ele não deixa a desejar e traz um painel digital com 10 receitas pré-programadas, função timer e ajuste fino para receitas especiais.
Só de falar receitas especiais já me dá água na boca, é cada receita que essas panelas fazem… mas vamos continuar pra não dar muita fome.
A grande vantagem da PE-38 está na confiança da marca Mondial, que é muito renomada pela qualidade e durabilidade dos seus produtos.
É muito simples!
Após colocar os alimentos dentro da panela de pressão elétrica, feche-a corretamente para travar a tampa.
Algumas panelas já tem uma função própria de cozimento lento, se for o seu caso é só selecionar ele. Caso não seja, defina a temperatura ideal de acordo com a sua receita.
Por último, ajuste o tempo necessário para que ela fique cozinhando e é só iniciar o processo!
Veja também: Qual a melhor panela de pressão elétrica para fazer feijão?
A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!
Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.
Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso!