Se você está considerando ter uma panela de pressão elétrica dentro de casa e ainda não sabe se realmente vale a pena, chegou no lugar certo!
Separei as principais vantagens desse item maravilhoso que agiliza no preparo de diversos alimentos, e o melhor, sem perder qualidade no preparo!
Ah, coloquei também algumas dicas no meio, assim você vai conseguir tirar o melhor proveito possível da sua panela quando ela chegar na sua casa.
E já que você pode estar considerando alguma panela, vou separar pra você alguns modelos excelentes que talvez você já queira dar uma olhadinha depois:
Em primeiro lugar, a panela de pressão elétrica é muito mais segura do que a panela de pressão convencional.
Para explicar melhor, a panela de pressão convencional dispõe de dois elementos de vedação, que seria a borracha e o pino⁽¹⁾.
Já a panela de pressão elétrica tem muitos outros dispositivos de segurança embutidos. Atualmente alguns modelos chegam até 10 dispositivos.
Para que esses equipamentos tecnológicos sejam vendidos, eles devem ser testados e aprovados para não darem qualquer problema durante o funcionamento.
No caso da panela de pressão elétrica, qualquer problema que seja observado pelos sensores ou travas, elas já param todo o cozimento do alimento para evitar acidentes.
Em geral, seguindo as instruções do manual você sempre vai ter comida com a melhor qualidade e sabor sem qualquer stress de segurança. Aqui em casa é sempre assim!
Se algum dia você errar na quantidade de água ou esquecer a panela ligada, o máximo que vai acontecer é a panela desligar e ter o preparo interrompido.
Como a vedação da panela de pressão elétrica é muito mais efetiva do que a panela de pressão convencional, ela consegue manter o calor interno constante, o que acelera o preparo de qualquer alimento.
Por conta disso, muitos modelos já tem pré-definido o tempo de preparo de alguns alimentos e você só precisa selecionar qual você quer preparar no momento e apertar o botão de iniciar.
Importante mencionar que o calor interno é regulado pelo termostato, o que mantém a segurança em todo o preparo.
Sabe quando você vai preparar a comida que sobe aquele cheiro de comida na casa toda? Tem gente que gosta, tem gente que não gosta.
Porém uma coisa é certa, quando ele sobe, também leva embora parte do gosto da comida!
Nas panelas convencionais você precisa colocar muita água no preparo, ela acaba pegando nutrientes do alimento e ao evaporar leva eles embora também.
Já na panela de pressão elétrica acontece o contrário, você coloca menos água e tem a garantia que o vapor não vai sair por aí, e sim se manter dentro da panela durante todo o preparo do alimento.
Aqui é onde está o segredo dos alimentos mais saborosos dentro da panela de pressão elétrica!
Mencionei rapidamente isso acima, porém, os modos de preparo pré-definidos são os pontos chave de toda panela de pressão elétrica.
Pensa comigo, se a própria empresa criou esses modos de preparo para diferentes alimentos, é porque a panela de pressão elétrica não é simplesmente uma panela para pressão.
Mas sim uma panela versátil para preparar os mais variados tipos de alimentos!
Sabe quando você fica receosa se coloca ou não um alimento dentro de uma panela convencional? Pois é, com as panelas de pressão elétricas praticamente não existe receio na hora do preparo.
E o mais importante, com modos de preparo pré-definidos você não precisa ficar de olho na panela toda hora.
Basta colocar todo o alimento dentro dela, esperar o tempo de preparo e ela vai apitar quando terminar. Tudo isso junto garante muito mais praticidade pra qualquer cozinha.
Aqui vai uma vantagem que pouca gente sabe. Quando a panela de pressão elétrica termina o cozimento dos alimentos que estão dentro dela, você pode ativar a função “aquecer”.
Essa função ativa um mecanismo interno que continua aquecendo a panela, mas não faz o cozimento, o que garante que o alimento vai continuar quentinho, em geral por pelo menos 2 horas após a finalização do preparo.
Em algumas panelas essa função já é automática. Acabou o preparo, apita e já ativa o modo aquecimento, o que já deixa bem prático todo esse processo na cozinha!
Acho que essa é uma das melhores vantagens de qualquer eletrodoméstico na cozinha, facilidade na limpeza!
Como o local onde você coloca os alimentos é removível (cuba interna), é só tirar ele de dentro da panela de pressão elétrica e lavar da forma como você achar melhor.
O ideal é que não se utilize materiais abrasivos e que, preferencialmente, seja utilizada a esponja comum no lado macio dela, principalmente pra não perder o antiaderente.
A tampa da panela, onde o vapor sobe também é fácil de limpar, basta passar um paninho ou um papel toalha pra secar.
Se você achar necessário pode passar um pouquinho só de detergente, mas não é necessário na maior parte das vezes.
A parte externa dispensa comentários né.⁽²⁾ No máximo um paninho pra tirar o pó, até porque se jogar água na parte externa pode queimar todo o painel, então nem pense nisso!
Com tantos benefícios, o medo às vezes pode aparecer na conta de luz. Pois é, as empresas também pensaram nisso quando foram criar essa maravilha!
Em geral, a panela de pressão elétrica gasta 25 kWh/mês, o equivalente em média a R$20 por mês na conta de energia.
Se compararmos esse valor com o consumo de um botijão de gás que hoje está por volta de R$120, é muito barato.
O maior investimento acontece mesmo na hora da compra, mas depois a própria panela se paga com tanta economia ao decorrer do tempo.
Se você gosta de parcelar compras, vai ser ainda mais simples fazer esse gerenciamento de custos.
Ao preparar alimentos na panela de pressão elétrica, ela distribui o calor de maneira igual em todo o seu interior!
Isso é extremamente útil no preparo de carnes ou em receitas que todas as partes precisam estar no mesmo ponto.
Assim todas as partes ficarão com o gosto igual, ou ao menos muito parecidos, sem aquele perigo de um pedaço estar mais cozido que outro.
Já deu pra ver que esse negócio foi bem projetado né. A panela de pressão elétrica é totalmente silenciosa durante todo o preparo de qualquer alimento!
Para algumas pessoas isso pode ser até motivo de medo pois usam o ouvido pra saber se o prato está bom.
Mas é exatamente por isso que muitos modelos acompanham o visor com o tempo pré-definido para o preparo de diversas comidas.
Assim, quando ela acabar o preparo, você não precisa se preocupar pois ela vai desligar sozinha e você não vai ter surpresas com nada além de uma comidinha maravilhosa.
Pra você que gosta de fazer legumes a vapor, peixe ou até sobremesas a vapor, é possível fazer tudo isso e muito mais com a panela de pressão elétrica!
Muitos modelos acompanham uma cestinha pequena onde você pode colocar todos os ingredientes em cima e colocar a água na base da panela.
Assim, ao iniciar o preparo, a água vai evaporar e todo o vapor vai pra cestinha pra preparar os alimentos.
Se você ainda ficou na dúvida, fiz uma lista com um resumo mais fácil de ver quais são as principais vantagens e desvantagens de ter uma panela de pressão elétrica. Dá uma olhada:
E aí, o que você achou?
Mesmo com o investimento um pouco acima quando comparado com as panelas convencionais, ela se paga com toda a sua economia, além de todos os benefícios adicionais, ou seja, compensa muito!
Leia também: As melhores panelas de pressão elétricas pra sua casa!
A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!
Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.
Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso!