Sua panela de pressão está apitando? Não se preocupe!
Esse som causa muita confusão, principalmente para as pessoas que estão iniciando sua jornada no mundo da cozinha.
Será que é bom ou ruim a panela estar apitando?
Eu já logo te adianto que você pode ficar tranquila! Não há nada de errado com a sua panela de pressão, e é isso que vamos ver agora. Vamos lá!
Se você já utilizou a panela de pressão alguma vez, certamente já deve ter ouvido aquele barulhinho característico, muito semelhante com um assobio.
É normal as panelas de pressão emitirem esse barulho, isso acontece porque quando a panela começa a pegar pressão, o excesso precisa ser liberado por algum local.
Quando o pino começa a apitar e soltar fumaça significa que o excesso de pressão está sendo liberado aos poucos, garantindo que a sua panela mantenha um nível seguro de pressão interna e não exploda!
Muito interessante né? Além disso existe uma série de outros fatores que vamos ver a seguir.
As panelas de pressão cozinham os alimentos mais rápido porque conseguem atingir uma temperatura muito maior do que as panelas tradicionais.
Para você ter uma ideia, enquanto a temperatura de ebulição da água é de 100° C, a temperatura dentro da panela de pressão ultrapassa facilmente os 120°C.
Ou seja, já deu pra perceber que ela é muito mais quente, né?
E por conta disso, elas conseguem cozinhar os alimentos muito mais rápido através da pressão interna que se acumula, sem ter para onde escapar.
Para ela fazer tudo isso, existe todo um mecanismo por trás para garantir que a panela mantenha a pressão adequada e, ao mesmo tempo, seja segura de usar. Veja só:
Mas você deve estar pensando, como isso é seguro? É aí que entram os diversos sistemas de segurança da panela de pressão.
O primeiro deles é o famoso pino da tampa, aquele que faz o barulhinho de apito quando a panela começa a pegar pressão.
Apesar de parecer simples, ele desempenha um papel fundamental ao garantir que o excesso do vapor seja liberado aos poucos, controlando assim o nível de pressão interno.
A borracha de vedação existe para impedir que qualquer pressão saia por algum espacinho entre a tampa e a parte interna da panela.
É ela quem garante que a sua panela vai ser, de fato, uma panela de pressão!
Outro dispositivo pouco conhecido mas que está presente em praticamente todas as panelas de pressão, é a borrachinha vermelha que fica na tampa.
Essa válvula é extremamente importante!
Em casos de emergência, se por acaso o pino parar de funcionar, a válvula salta pra fora em um determinado nível de pressão permitindo que a pressão interna tenha para onde escapar.
Só isso já evita muitos acidentes que poderiam acontecer! Já deu pra ver que ela é uma panela bem segura, né?
Mas existem ainda os modelos mais modernos, eles tem mais de 5 dispositivos de segurança, como é o caso da panela de pressão da Tramontina, modelo Solar de 6 litros.
Para usar a panela de pressão sem nenhum risco, é muito mais simples do que parece.
Passo 1: O primeiro passo antes de utilizar a panela, é verificar o estado da borracha de vedação, veja se ela não está ressecada ou até mesmo cortada.
Passo 2: Depois, observe que dentro da panela de pressão existe uma medida indicando a quantidade máxima que ela pode ser enchida. Caso a sua panela não tenha essa marcação, você usar a recomendação padrão de até ⅔ da panela.
Passo 3: E claro, adicione água no preparo, como se trata de cozimento sob pressão, é necessário que a panela tenha líquido o suficiente para cozinhar o alimento. Por isso, siga bem as recomendações da receita desejada.
Passo 4: Quando você for fechar a panela, verifique se a borracha da tampa está bem encaixada.
Passo 5: Aqui vai uma dica de ouro: quando a panela pegar pressão e o pino começar a apitar, você pode abaixar o fogo, pois a panela se mantém na mesma temperatura constante, assim você economiza no gás. Uma maravilha, né?
Passo 6: Ao chegar no fim do preparo, desligue o fogo e aguarde alguns minutos para a panela esfriar. Depois, você pode levantar o pino com o auxílio de algum talher (com muito cuidado) ou molhar as laterais em água corrente para acelerar a saída da pressão, o que preferir.
Dica da Chef: para se certificar que toda a pressão tenha saído, levante o pino da panela com cuidado e veja se nenhum vapor ou barulho é liberado.
Hoje em dia, é possível encontrar panelas de pressão em diversos tipos de materiais como alumínio, aço inox, antiaderente e até mesmo de cerâmica.
Mas existe diferença entre elas? É isso que vamos ver a seguir:
Como as de cerâmica são mais difíceis de serem encontradas, vou deixar o meu modelo preferido aqui, caso você queira dar uma olhadinha.
Confira mais alguns cuidados necessários com a sua panela de pressão:
Como vimos, não há nada de errado se o pino da sua panela de pressão começar a assobiar, isso apenas significa que ela está funcionando dentro do esperado.
Ainda vimos dicas preciosas sobre como utilizar sua panela e as melhores práticas pra você fazer receitas deliciosas com toda segurança e tranquilidade que merece!
Por fim, se você está procurando uma nova panela de pressão, eu te recomendo o nosso guia dos melhores modelos, tenho certeza que você vai adorar!
Sim, se a sua panela de pressão está fazendo barulho de apito, significa que ela está liberando o excesso de pressão interna, garantindo assim a sua segurança. Quando o vapor está sendo liberado, muitas vezes faz barulho de acordo com a pressão.
Sim, quando a panela de pressão começa a fazer barulho, quer dizer que o excesso de vapor interno está sendo liberado, controlando assim o nível de pressão interna, evitando que a panela não superaqueça e exploda.
A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!
Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.
Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso!