Como cozinhar feijão: o guia prático para iniciantes

Quem não gosta de um feijão bem temperado? Hmmm delícia!

O feijão é um dos pratos principais da culinária brasileira, ele está presente em praticamente todas as nossas refeições! Seja no dia a dia ou na feijoada do final de semana, toda hora tem feijão!

Se você é novata ou novato na cozinha, ou quer impressionar pra mostrar seu feijãozinho, está no lugar certo!

Você vai aprender como cozinhar feijão de um modo simples e prático, do começo ao fim. Vamos em frente!

Sumário (Navegue aqui)

Como fazer feijão na panela de pressão?

Para fazer um feijão bem gostoso e temperado, confira o passo a passo:

Passo 1: planejamento para colocar feijão de molho

Antes de colocarmos o feijão para cozinhar, o ideal é deixar ele de molho. De preferência 6 a 12 horas de molho. 

Isso vai fazer com que o feijão cozinhe melhor, mais rápido e solte as substâncias que podem causar indigestão, ou até mesmo aquela sensação de peso e gases depois da refeição, sabe?

Mas se você estiver com pressa, pode até pular essa etapa (ainda que eu não recomende porque pode afetar o resultado final).

O ideal é sempre se programar: 

  • Vai fazer feijão pra janta? Escolha e deixe o feijão de molho já de manhã
  • Vai fazer feijão para o almoço? Escolha o feijão na noite anterior. 

Dica da chef: Se algum feijão começar a boiar quando estiver de molho, não pense duas vezes, descarte esses grãos!

Uma outra dica de ouro é preparar uma quantidade maior de feijão, assim você consegue cozinhar mais e reservar uma parte no freezer, ficando muito mais fácil de se organizar.

Mas lembre-se: se você quiser congelar, não se esqueça que o momento é depois de cozinhar o feijão, então idealmente ele já passou do processo de ficar de molho!

Bom, agora que já nos programamos, escolhemos o feijão e deixamos ele de molho pelo tempo necessário, ele já está no ponto para ser cozido.

Passo 2: como cozinhar feijão

Em primeiro lugar, você tem que jogar toda a água que o feijão estava de molho fora, pode ser na pia mesmo. Ela estará bem suja.

Agora pegue a sua panela de pressão e coloque o feijão dentro. Acrescente também água com a seguinte medida:

  • Para cada xícara de chá de feijão, usamos 3 xícaras de chá de água.

Dica da chef: Não use temperos agora! Vamos deixar para temperar o feijão no próximo passo, assim poderemos variar os sabores e acertar o sal.

Dica da chef: Nesse momento, você pode colocar uma folha de louro, que vai dar um bom aroma para o nosso feijão.

Vamos começar a contar o tempo de cozimento a partir do momento que a panela pegar pressão: de 10 a 15 minutos, de acordo com a quantidade de feijão.

Cuidado pra não deixar passar muito esse tempo! Seu feijão pode acabar ficando muito mole e virar uma massa só. Não é legal.

Passado o tempo, é só desligar o fogo. Algumas pessoas preferem esperar que a pressão saia naturalmente, outras acabam puxando o pino da pressão. Vai da sua preferência, mas aqui eu sempre aguardo.

Pronto! Nosso feijão foi cozinhado com sucesso!

Agora você pode separar uma parte para congelar ou avançar para o próximo passo.

PS.: Se for congelar é só reservar a quantidade desejada numa vasilha e por no congelador. Simples assim. Na hora de tirar é só aguardar descongelar e continuar no passo seguinte!

Passo 3: como temperar feijão

Agora que nosso feijão está cozido, temos várias formas de temperar o feijão. 

Uma boa é variar as escolhas, pois assim você descobre sabores mais complexos e interessantes para os seus pratos do dia a dia. Aqui está o verdadeiro segredo dos chefs, mas não conta pra eles que eu falei!

Vamos seguir com um dos meus modos de preparo favoritos. Este prato, por mais simples que seja, já impressionou muitos críticos, daqui até a França.

Em nosso primeiro passo, vamos refogar alho, cebola, pimentão e salsão, com bacon e linguiça calabresa, até ficarem bem fritos. 

Depois, vamos servir uma concha de feijão em cima e amassar, mas não amasse muito. Isso vai ajudar a deixar o caldo do feijão mais encorpado.

Na reta final, vamos despejar o restante do feijão e deixar ferver mais um pouco, até o caldo reduzir.

Por fim, vamos concluir o tempero com sal, orégano, cominho e pimenta-do-reino. Se você quiser, você pode adicionar salsinha e coentro picado para um toque final de mestre cuca.

Deixa esquentar por uns 2 minutinhos e está pronto! Muito fácil né?

A Fran fez um vídeo completo também ensinando o passo a passo, a receita dela é mais fácil de fazer e é até mais comum no dia a dia, olha só:

Conclusão

Agora que você aprendeu um dos pratos mais tradicionais e maravilhosos da cozinha brasileira, já pode começar a impressionar a todos por aí, ainda mais com a minha receita debaixo do braço!

Com certeza muitos vão te elogiar com o feijão que você vai preparar!

Fique de olho no blog, no futuro quem sabe eu não posso acabar ensinando pratos com feijão mais complexos, como a famosa feijoada e o feijão tropeiro.

Foi um prazer te ajudar hoje. Beijos e bom apetite!

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual o tempo de cozimento do feijão?

Contamos o tempo de cozimento a partir do momento que a panela pega pressão, geralmente de 10 a 15 minutos é o suficiente.

Depois disso, é só tirar a pressão e seu feijão está prontinho. Vale lembrar que o tempo pode variar de acordo com a quantidade de feijão.

Qual o tempo mínimo para deixar o feijão de molho?

O recomendado é que o seu feijão fique de molho pelo menos 4 horas antes de ser cozido.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

A talentosa responsável pelo Blog Lekssa!

Formada em Gastronomia com especializações em áreas de confeitaria criativa e pratos de alta culinária em geral, sempre com aquela curiosidade de ir além da receita padrão.

Após mais de 23 anos de experiência na área, veio para o Lekssa compartilhar seu vasto aprendizado unindo paixão e expertise!

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Visite Política de Privacidade e Termos de Uso